Formação Intel na EJA

Esta página mostra um pouco de nossa trajetória da formação Intel:
Grupo de coordenadores que fizeram a formação da Intel, no CEPIC NTE, com a profª Lina.
 Programação:
Público-alvo: professores com pouco ou nenhum conhecimento em tecnologia.
Carga horária: 32 horas presenciais.



Módulos do curso:
  • Módulo 1: Desenvolvendo Habilidades do século 21 -                                                      1ª aula: Reflexão sobre nossa prática e vídeos.
  • Módulo 2: Aprendendo os Fundamentos Básicos sobre computadores e Internet -                2ª aula:Uso pedagógico do computador e principalmente da internet, leitura de texto e vídeo.
  • Módulo 3: Desenvolvendo Pensamento Crítico e Colaboração                                                  3ª aula: Leitura do polígrafo/acompanhamento e reflexão sobre nossa ralidade na modalidade EJA
  • Módulo 4 e 5: Descobrindo o Processador de  texto e utilizando-o.                                          4ª aula: Editor writer e seus recursos - Aula prática com alunos(Produção coletiva e ilustração)                                   
  • Módulo 6 e 7: Descobrindo a Multimídia e Utilizando Aplicativos Multimídia                           5ª aula: Como baixar vídeo (Helper e uso do Impress e seus recursos)                                    
  • Módulo 8 e 9: Descobrindo utilizando Planilhas:                                                                         6ª aula - Uso do Calc - teste de aplicação(polígrafo e nossa prática)
  • Módulo 10: Desenvolvendo Abordagens do século 21                                                                  7ª aula: Leitura e reflexão sobre questionamentos - vídeo               
  • Módulo 11: Planejando e Executando seu Plano de Ação -                                                         8ª aula: aula à distância -  Plano interdisciplinar envolvendo habilidades com o computador
  • Módulo 12: Revisando e Compartilhando seu Plano de Ação                                                     9ª aula: Roda de discução e trocas - Publicação de trabalhos no Blog da EJA                                                                                                                                          
Este foi nosso 1º encontro de 4 horas, na escola, onde após ver o vídeo sobre tecnologias refletimos sobre nossa realidade e acompanhando a leitura do I° Capítulo da apostila.
Neste encontro traçamos coletivamente o objetivo de nossos próximos onde  vinculando a nossa realidade junto a Eja e os objetivos pedagógicos que a formação dos recursos tecnológicos nos podem propiciar poderiam ser experienciados.


Muitos de nós, numa jornada semanal de três turnos, em sextas feiras... ainda achamos tempo para um intervalo gostoso para recarregar energias!

A primeira aula foi bem produtiva, ainda tem vaga!

II encontro, agregamos mais alunos que recuperaram o primeiro encontro durante a semana.
IIº Encontro
IIº Encontro


VIIIº Encontro: Finalizando e dividindo experiências:









Este foi um dos momentos de trocas de conhecimento riquíssimo onde o recurso de planilhas foi experienciado entre professores, secretaria e direção.



E um sorvetinho prá refrescar as idéias!
Concluindo...
Neste curso tivemos a oportunidade de refletir sobre nossa prática pedagógica em relação as habilidades e abordagens do Século XXI, o pensamento crítico e o trabalho em colaboração.

Algumas práticas:


       Os trabalhos foram desenvolvidos sobre o tema "identidade", que pode ser contemplado nas diversas áreas do conhecimento. A identificação com o trabalho contextualizado serviu de grande motivador para o interesse e criatividade dos alunos facilitando a mediação do professor coordenador de LIE e o titular. 
        Buscamos trabalhar assim com criatividade produções envolvendo o desenvolvimento das habilidades com as tecnologias que permite a aproximação da realidade do cidadão do século XXI tão distante, muitas veze,s de nossos alunos da EJA.
Professores da EJA

Português: 
Produções de texto sobre os temas: Meteorologia de nosso dia, atividades extra-classe que os alunos participaram: Fenatec e Show de talentos.
Profª Carla Fries





Este foi um exemplo de trabalho desenvolvido com a Eja III, a partir da apropriação de alguns recursos de edição de textos com figura onde os alunos se sentiram muito felizes com suas produções, onde a interação deles com as habilidades no computador e a escrita puderam ser especialmente contempladas através da mediação do coordenador do LIE e a professora de língua portuguesa.
Rejane LD e Carla F


Artes:
     Os alunos pesquisaram autores em livros que se auto-retrataram. No LIE pesquisaram imagens (google-imagens) fazendo a comparação entre os elementos utilizados(writer) e após fizeram seus auto retratos(Tux) após publicaram no(Impress).
Profª Fabíola





Posted by Picasa

Geografia:


       Após pesquisa, reflexões sobre consumismo e formas de indução ao consumo os alunos criaram produtos produzindo vídeos com seus celulares que serão publicados neste blog.

Prof. Rodrigo

História:

       Os alunos estão finalizando apresentações sobre leis que pós estudo feito em aula foram ao LIE onde buscaram conhecer algumas de seus interesses(pesquisa no google) e colocaram resumidamente suas interpretações com imagens em uma apresentação com Impress.
Prof Fernando
Ciências:

   Os alunos pesquisaram tipos de sistemas: muscular, circulatório... conforme seus interesses formaram grupos de estudo para criar trabalho que será apresentado aos colegas através dos recursos tecnológicos.
Prof Roque

EJA III
       Os alunos da alfabetização e pós-alfabetização  criaram poesias e digitam no computador para após fazer o sarau de poesias.
Profª Ceres